domingo, 19 de agosto de 2012

A quinoa é demais!!!

Pessoal!
Hoje, depois de almoçar quinoa cozida com açafrão acompanhado de cogumelos salteados com brócolis e abobrinha e salada (estava muito bom! Pena que não tirei foto..), decidi escrever uma postagem sobre este grãozinho delicioso!
A quinoa vem de longe, é originária dos Andes, apesar de já ser produzida no Brasil.
É riquíssima em proteínas, contém todos os aminoácidos essenciais, inclusive lisina (considerada limitante nos cereais) e metionina (considerada limitante nas leguminosas), infelizmente alguns profissionais  ainda acham que o vegetariano tem deficiência....
A metionina está presente em grande quantidade no tofu e inclusive nas oleaginosas.
Mas, voltando à quinoa, este grão é rico em cálcio e ferro, além de outros minerais como potássio,  magnésio, zinco e vitaminas B1 e B6! É realmente um alimento super completo do ponto de vista nutricional, sempre aliado à uma alimentação saudável para garantir o aporte de todos os nutrientes, é claro.
Referência:
KOZIOL, M.J. Chemical composition and nutritional evaluation of quinoa (Chenopodium quinoa Willd.). Journal of Food Composition and Analysis: an Official Publication of the United Nations University, International Network of Food Data Systems

Você pode consumir a quinoa em flocos ou em grão (além dos subprodutos como massa, barra de cereal, engtre outros). Gosto muito da quinoa em grão, que pode ser germinada (deixar de molho por 4 horas, eliminar a água e usar em vitaminas com banana e canela, por exemplo), ou cozida.
Segue uma receitinha prática e saborosa para o jantar:

Quinoa cozida com cenoura:
Ingredientes: ½ xícara de quinoa em grãos, 1 xícara de água, 1 pitada de sal marinho, ½ cenoura, 1 colher de sobremesa de azeite de oliva.
Modo de preparo:
Ferver a água. Cozinhar a quinoa em fogo baixo com 1 pitada de sal. Ao final do cozimento adicionar ½ cenoura ralada e misturar. Ao desligar o fogo, colocar em recipiente de vidro e regar com o azeite de oliva.

Bom apetite!
Foto: Thaisa Navolar


Um comentário:

régia disse...

nhami nhami! que lindo. e logo agora que estou com fome... :P :*